Correio Popular Notícia





Rondônia registra aumento no índice de queimadas em 2012

Data da notícia: 31/08/2012
Foto:

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20120901-231.jpg[/IMG] (Da Redação) Os números de queimadas em Rondônia são alarmantes. Somente no mês de agosto, foram registrados mais de 5 mil focos de incêndios. Até o momento, foram registrados 8.344 focos de calor contra 4.876 em 2011, o que corresponde a quase o dobro do ano anterior.
Segundo o coordenador estadual do PREVFOGO (Centro Especializado de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais de Rondônia) e do IBAMA (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente), Roberto Fernandes, a capital responde por 41% dos focos de calor registrados. Os casos de grande proporção são em áreas rurais. Até a manhã da última quinta-feira (30), foram mais de 572 focos de calor em Porto Velho, seguido de Cujubim com 121 focos, Nova Mamoré com 78 e Machadinho do Oeste com 37. Em todo estado foram registrados mais de 800 focos de calor.
Ações de controle e combate às queimadas acontecem em todo Estado. O Prevfogo/Ibama atua pelo país com 2.200 brigadistas. Desses, 180 atuam em Rondônia. São nove brigadas espalhadas no município de Porto Velho, União Bandeirantes (distrito), Candeias do Jamari, Alta Floresta, Vilhena, Nova Mamoré, Guajará-Mirim, Cujubim e Machadinho D´Oeste.
Rondônia ficou em segundo lugar no ranking de estados que mais produzem queimadas no país, ficando atrás somente do Mato Grosso, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.
Neste período foram registrados pelo Comitê Estadual de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais, 2.074 focos de incêndio em Rondônia. Só em Porto Velho foram mais de 1,5 mil. "A capital responde por cerca de 45% das queimadas registradas no estado. É um número muito alto", explica o coronel do Corpo de Bombeiros Genival dos Santos Silva, que faz parte do comitê.
A SEDAM (Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental) realiza monitoramento diário de focos de queimadas através da Coordenadoria de Geociências, e transmite informações imediatas da fiscalização. Também estão sendo executados trabalhos educativos de prevenção e orientação em regiões onde ocorreram maior incidência de queimadas em 2011.

INCÊNDIOS - De acordo com o representante do corpo de bombeiros, coronel Felipe Santiago Chianca, após um sobrevoo de reconhecimento, em parceria com o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), a Sedam e o Ibama, foi constatado que 90% dos incêndios na região de Porto Velho são oriundos de novos desmatamentos. "O próprio homem está se prejudicando. Por isso decidimos intensificar a fiscalização contra queimadas, para coibir este tipo de ação", diz Chianca.
O ano mais crítico relacionado a incêndios foi 2010, quando cerca de 40 mil queimadas foram registradas em áreas florestais no estado, segundo o Prevfogo, Roberto Fernandes Abreu. Ainda de acordo com Roberto, esse número caiu pela metade em 2011, quando foram registrados 20 mil incêndios. Com informações da Assessoria.

Fonte:






Noticia vista 1837 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.